quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Aja, não reja.


Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade” (Provérbios 16:32).

Agir da maneira como Deus pede no verso acima não é fácil. Não é uma reação natural. Mas é tremendamente sábio e salutar. Diante do julgamento ilegal de Pilatos, Jesus preferiu permanecer em silêncio e não se defender das falsas acusações. Isso deixou Pilatos nervoso. Por quê? Porque, ao calar-se, Jesus assumiu o controle da situação. Quando você reage à provocação, você está admitindo que a outra pessoa está no controle de suas emoções.

Está reconhecendo que deu a essa pessoa o direito de determinar os seus sentimentos. Ninguém pode assumir seu controle. Você o entrega no momento em que começa a reagir. Aprenda a agir, não reagir. Retaliar é reagir, perdoar é agir.

Um colunista de jornal acompanhou um amigo a uma banca de revistas e viu seu amigo cumprimentar o vendedor, muito cortesmente. Em troca recebeu uma atenção ríspida, grosseira, e o jornal sendo rudemente jogado na direção dele. O amigo do colunista, educadamente, sorriu e desejou ao homem um bom fim de semana.

- Ele sempre o trata assim, rudemente?
- Sim, infelizmente, ele me trata assim.
- Por que você é tão gentil com ele se ele é tão grosseiro com você?
- Por que eu não quero que ele decida como eu devo reagir.

Isso é mansidão. É força sob controle. Isso é escolher agir em vez de reagir. “Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade” (Provérbios 16:32).

A pessoa que controla o seu sentimento está sob o poder do Espírito. A pessoa sem controle está à mercê do que alguém deseja lhe fazer. É preciso o poder de Deus para agir e não reagir.

Fonte: Pr. Itaniel Silva

Nenhum comentário: