Adventista Vence Debate na TV RIT
Autor: Prof. Gilson MedeirosOntem à noite (12-05-09), no programa "Vejam Só" do canal RIT TV (da Igreja da Graça), o jornalista Leandro Quadros (da TV Novo Tempo) deu um "show" de conhecimento bíblico. O tema era a "imortalidade da alma".
De um lado estava o Leandro, defendendo o estado insconsciente dos mortos, e a imortalidade apenas após a vinda de Jesus.
Do outro lado estava um professor doutor da Universidade Presbiteriana, que defendia que os mortos em Cristo já estão em um "estado intermediário", perto de Deus. O mediador, o Pr. Teixeira (apresentador do programa) também defendia as ideias do prof. presbiteriano (afinal, este é o pensamento corrente entre os cristãos de hoje). Portanto, era 2x1.
O Leandro usou a Bíblia abundantemente, demonstrando um total controle do tema e um profundo conhecimento da Palavra de Deus, sempre citando versos e mais versos em confirmação à crença Adventista.
Já o prof. presbiteriano se apoiava quase que exclusivamente na filosofia, citando pessoas como Agostinho e Calvino, e "esquecendo" de citar a Bíblia. Ele usava expressões genéricas do tipo: "em diversas passagens", "em inúmeros textos", etc., mas não abria a Bíblia para apresentar a base de sua argumentação.
Todos os textos que são interpretados equivocadamente pelos que crêem no estado consciente dos mortos (no "seio de Abraão", como o programa defendia), foram paulatina e claramente explicados pelo irmão Leandro, esclarecendo que a Bíblia NUNCA defende que os mortos já estão no céu ou no inferno... ou em alguma espécie de "limbo" intermediário.
Textos como a parábola do rico e Lázaro, a conversa de Jesus com o ladrão na cruz, as "almas" debaixo do altar em Apocalipse, os ressuscitados por ocasião da morte de Jesus, a declaração de Paulo sobre "partir e estar com Cristo", entre outros, foram sabiamente explicados segundo o contexto bíblico.
Ao final de sua apresentação, o Leandro colocou a "última pá de cal" sobre a frágil argumentação dos outros 2 participantes, quando apresentou o livro do Dr. Oscar Cullman, um dos mais renomados estudiodos do Novo Testamento, o qual apresenta que a doutrina da imortalidade da alma NÃO se harmoniza com o ensinamento do Novo Testamento, sendo mais uma "herança" da filosofia grega de Platão. Detalhe: o Dr. Cullman NUNCA foi Adventista do 7º Dia, aliás, ele morreu na fé da igreja Luterana.
Ficou evidente o constrangimento do egrégio prof. doutor e do apresentador do programa, que não tiveram como esboçar nenhuma reação face ao depoimento de alguém tão respeitado e que não fazia parte da Igreja Adventista. Ou seja, jogou por terra o lenga-lenga de que os Adventistas "inventam" suas "heresias"...rsrs
É uma pena que debates como estes não surtam grandes resultados, pois vemos que as pessoas não estão muito interessadas em abandonarem suas convicções equivocadas e aceitarem a Verdade Bíblica, como as "considerações finais" do prof. presbiteriano demonstraram.
Entretanto, esperamos em Deus que a convicção de fé e a sólida fundamentação bíblica que o irmão Leandro apresentou, tenham servido para alguns espectadores sinceros verem que suas doutrinas podem não se sustentarem somente pela Bíblia, e passem a estudar melhor a Palavra de Deus, sem se limitarem, muitas vezes, a apenas repetirem o que outros já lhe disseram no passado.
Não é à toa que os Adventistas são o "povo da Bíblia"... Aleluia!
2 comentários:
Olá, querido Prof. Gilson Medeiros,
Quero lhe agradecer por suas palavras de incentivo e pela maneira sábia que escreveu essa matéria. Você disse TUDO o que aconteceu na RIT TV.
É muito bom contar com o apoio de irmãos experientes e sábios como você - que não perdem a oportunidade de divulgar a Verdade.
O Dr. Carlos se mostrou muito educado comigo apesar de "não concordar" com o que eu disse. Mas, manteremos contato e creio que isso trará grande crescimento (quero que ele me apresente uma argumentação contra o que li na Bíblia, pois, como você viu, isso não ocorreu...) Ore por isso - ok?
Um grande abraço professor e, mais uma vez, obrigado por divulgar aos irmãos o debate de ontem!
Fique com Deus e conte comigo sempre que precisar,
Leandro Quadros.
Seu eu tivesse mais 15 minutos professor... Aí iria detalhar MESMO a parábola do rico e Lázaro (Lucas 16:19-31) e o relado do "ladrão na cruz" (Lucas 23:42, 43). Ainda bem que pude fazer pelo menos menção rápida de que estavam "descontextualizando" tais textos.
Mas, haverá outra oportunidade em que me aterei somente nesses versos - rsrsrs.
Um abraço!
Leandro Quadros.
Postar um comentário