Recentemente li o artigo de um especialista em Gestão Estratégica e Trabalho em Equipe, Ricardo Fera, que me fez refletir no quanto buscamos a excelência profissional e no quão pouco buscamos o que realmente supre o ser humano em todos os aspectos; Deus!
Enquanto pessoas comprometem tempo, dinheiro e até a vida em busca da excelência profissional temporária, qual tem sido nosso compromisso na busca da excelência espiritual cujo benefício é a vida eterna?
Segundo Ricardo Fera, há uma reclamação generalizada atualmente; a falta de tempo. Nossos antepassados tinham mais tempo disponível em conseqüência de não haverem muitas opções de atividades. Havia menos transportes, menos veículos de comunicação, menos tudo aquilo que hoje nos rouba o tempo que teríamos para Deus, para a igreja, família e amigos dando a impressão de que os dias eram mais longos.
A verdade é que não devemos justificar com a escassez de tempo, a falta de relacionamento com Deus. Precisamos sim, encontrar meios de conviver com ela obtendo qualidade no crescimento espiritual e familiar. A solução está no FOCO, no poder em priorizar o que se busca. Você busca sucesso financeiro? FOCO no trabalho, etc. Sucesso espiritual? FOCO em Deus.
Seguem algumas dicas para ajudá-lo(a) a determinar prioridades e ampliar sua capacidade de FOCO:
- Faça uma lista com objetivos, como estudar uma porção da bíblia todos os dias e substitua aquilo que toma seu tempo. Ex; assistir ao tele-jornal da manhã, almoço e noite. Escolha um, as tragédias são sempre as mesmas. Determine que, se cada um tem 20 minutos, você vai gastar 20 com a família e outros 20 estudando a palavra de Deus.
- Crie o hábito de em 3 horários por dia, falar com Deus por pelo menos 1 minuto, pedindo forças para permanecer no FOCO e entregando suas dificuldades a Ele. - Decida com a família um horário para o culto familiar diário e cumpra-os custe o que custar.
- Desenvolva a capacidade de dizer não a atividades que "apareçam" próximo aos horários dos compromissos assumidos com Deus e sua família; muitas vezes surgirão "imprevistos" propositadamente preparados para tirar você do FOCO.
- Reserve um dos horários da família, se possível a noite, para conversarem sobre o Céu. Recomendo a leitura de pequenas porções do livro Visões do Céu, da Casa Publicadora Brasileira e após, uma viagem imaginária com cada um expondo seus detalhes.
- Troquem métodos particulares, usados para atingir os objetivos acima.
- Ter todo o plano focal por escrito, ajuda a fortalecer o compromisso.
- Ainda com a família reunida, conversem sobre os benefícios que têm tido desde o início destes momentos com Deus. Benefícios espirituais, familiares, passados, presentes e futuros.
Lembre-se;
1 - Primeiro o Reino de Deus e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.
2 - Muito FOCO, muito poder. Com pouco FOCO, pouco você permitirá Deus fazer.
Que Deus te abençoe e, perseverança no FOCO!
Vagner Zil
Nenhum comentário:
Postar um comentário