quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pirataria - Espaço Jovem RA.



Tenho visto muita gente boa e até bem-intencionada fazendo cópias de CDs, DVDs e até de pequenos livros e apostilas. Não concordo com isso. Qual é sua opinião? – A. V.


Não é correto copiar ou “piratear” qualquer material sem pagar os direitos autorais a quem fabrica ou produz livros, revistas, CDs, DVDs, etc. Vejamos o que diz a Palavra de Deus sobre honestidade e transparência.


1. “Não furtarás” (Êx 20:15). Quando alguém deixa de adquirir um produto original, seja ele de qualquer tipo ou espécie, pela simples justificativa de evitar o pagamento de impostos nacionais ou internacionais, dizendo frases como: “É caro demais”, ou “isso é um roubo”, não está agindo corretamente.

A questão do imposto traz à tona uma explícita resposta de Jesus: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mt 22:21).

Alguém poderia dizer: “Mas os impostos são mal administrados ou distribuídos.” No tempo de Jesus, a situação era semelhante à que existe hoje. Mas nem por isso Ele deixou de ressaltar os deveres do cristão. Como sabemos, a administração ou gerenciamento de importos é competência dos governos e há órgãos para fiscalizar a aplicação desses recursos, como o Ministério Público Federal. Um dia, diante de Deus, responderemos pelos nossos atos (Ec 12:14).

Esforcemo-nos para adquirir somente produtos originais. Essa é a ética dos súditos do reino de Deus.


2. “Pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante e o Senhor, como também diante dos homens” (2Co 8:21).

Jesus nos ensinou importantes lições de ética, como honestidade e lealdade. No texto acima, o apóstolo Paulo coloca nossa honestidade em dois níveis: primeiro, para com Deus e, segundo, para com nosso próximo. A vida cristã é uma constante luta contra tendências herdadas e hábitos do meio social em que vivemos.

Diante desse desafio, cumpre-nos aceitar a promessa divina: “A Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12:9). Precisamos melhorar nosso padrão de honestidade. No original grego, a palavra kalos (2Co 8:21) significa: “bonito, gracioso, excelente, eminente, recomendável, genuíno e aprovado”. O apóstolo Paulo se preocupava com o procedimento dos cristãos da cidade de Corinto.

A honestidade deve permear todos os aspectos da nossa vida. Por isso, precisamos pedir que Deus transforme nosso coração. O caminho que conduz à chuva serôdia inclui a prática da fidelidade.


3. “Abstende-vos de toda forma de mal” (1Ts 5:22). A vida é como uma “carta aberta e lida por todos os homens”. O adventista do sétimo dia não deveria precisar de cartas de recomendação; ele deve ser sua própria carta de recomendação “conhecida e lida por todos os homens”.

Como filhos e filhas de Deus, devemos nos resguardar de qualquer forma de mau testemunho, pois a salvação de muitas pessoas depende do nosso exemplo. “Piratear” qualquer produto é um crime previsto em lei. Muitas vezes, ouvi a conhecida frase: “É melhor o pouco com Deus”, o que me parece ser uma grande verdade. Quero desafiá-lo, em nome de Jesus, a que sejamos cada dia mais honestos e transparentes em nossas ações e atitudes diante de Deus e dos homens.


4. “De modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar” (1Ts 4:12). O texto diz: “Dignidade para com os de fora”, e eu acrescentaria com os de dentro da casa de Deus também. Diariamente, somos “ensinados” pela maioria dos filmes, novelas, seriados e infelizmente por alguns homens públicos a ser mais “espertos”, a tirar mais proveito das situações mais favoráveis a nós. Será que vale a pena? Quanto vale uma consciência limpa diante de Deus e dos homens?

Para o grande inventor americano Thomas Jefferson, o “senso moral, ou consciência, é uma parte do homem tanto quanto seu braço e perna”. Às vezes, penso na trágica história de Ananias e Safira. Já imaginou se Deus agisse conosco da mesma forma e na mesma intensidade com que agiu com eles? Tremo de medo só de pensar! É só pela graça de Jesus e pelo poder do Espírito Santo que podemos ter uma vida digna em relação aos que nos rodeiam. Você pode me perguntar mais uma vez: Será que estou errado em “apenas” baixar alguns vídeos e músicas na internet e mais algumas outras coisinhas? Respondo contando um fato: Moro em Brasília e em nosso condomínio pequenos cupins derrubaram uma árvore enorme. Ficamos todos espantados, perguntando: Como isso pôde acontecer, se a árvore era tão forte e tão grande? Repito: Deus tem muitas bênçãos para você e sua preciosa família. Não permita que pequenos “cupins” derrubem sua ávore.

Não se esqueça de que o texto bíblico diz: “Disse-lhes o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:21). Quero chamar sua atenção para as expressões “foste fiel no pouco”; é isso mesmo: nas pequenas ações do cotidiano devemos mostrar fidelidade.

Sejamos honestos e dignos do nome de cristãos, vivendo em harmonia com os ensinamentos de Jesus. Que as pessoas vejam em nós a verdadeira ética do reino de Deus!


Autor: Pr. Otimar Gonçalves - Revista Adventista fev/2009 - Casa Publicadora Brasileira


Nenhum comentário: